- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'É preciso mudar as relações da classe política com a sociedade'

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Acessar o banco de imagensCâmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Sputnik Brasil
Nos siga no
Relator do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Comissão Especial da Câmara designada para apreciar a procedência do pedido, Jovair Arantes concedeu entrevista à Rádio Sputnik Brasil sobre as razões que o levam a disputar a sucessão do atual Presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ):

Manifestação contra o impeachment de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
2016: o ano em que a política se judicializou e a Justiça se politizou
"A razão de nossa candidatura à Presidência da Câmara é o fato de estarmos há 22 anos nesta casa, exercendo o sexto mandato de deputado federal. E, após ver anos a fio a Câmara definhando e constatar que ela vive o seu pior momento com a sociedade desde a redemocratização do país, entendemos que podemos contribuir para uma mudança efetiva do relacionamento da classe política com a sociedade brasileira. Com a experiência que temos e com a visão voltada para a necessidade de uma nova gestão da realidade legislativa, podemos dizer que reunimos condições para estar à frente da Câmara dos Deputados."

O deputado Jovair Arantes também esclareceu declarações a ele atribuídas de que pretenderia recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso o atual Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vença a eleição:

Audiência Pública na Comissão Especial da Reforma Política - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Após recesso, deputados vão priorizar mudanças legislativas com foco nas eleições de 2018
"Não há fundamento nestas notícias. Eu não vou ao Supremo Tribunal Federal em caso de uma possível vitória do Rodrigo Maia. Quem fez isso foi o Partido Solidariedade e o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Eu não farei isso. Apenas manifestei meu entendimento que nós, legisladores, devemos ser os primeiros a cumprir a Constituição Federal. E a Constituição Federal (artigo 57, parágrafo 4º) proíbe no Poder Legislativo a recondução do parlamentar ao mesmo cargo na eleição subsequente."

O deputado falou ainda sobre seus planos de campanha:

"A minha principal plataforma é devolver a Câmara ao que ela se propõe, ou seja, que ela seja o para-choque de todas as necessidades da sociedade brasileira e que dê respostas à sociedade da forma como ela espera, e não ficar em conflito com a sociedade como ela está hoje. É uma tarefa muito difícil e, para fazer isso, é preciso ter muita coragem. Vamos então aproveitar estes dias de campanha até a eleição para conversar com os eleitores, que são os deputados, para definir de que forma faremos as mudanças tão necessárias e tão aguardadas pela sociedade."       

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала