Por que China constrói quebra-gelo polar?

© Foto / Aker ArcticProjeto do quebra-gelo chinês H2560
Projeto do quebra-gelo chinês H2560 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A construção de um novo quebra-gelo polar para o Instituto de Pesquisa Polar da China, que se irá juntar ao navio semelhante Xuelong (Dragão de Neve), desperta um interesse significativo.

Caça furtivo chinês J-20 durante um show aéreo em Zhuhai, província de Guangdong, China, novembro de 2016 - Sputnik Brasil
China viola repetidamente zona de defesa aérea sul-coreana sobre rochedo de Socotra
Os especialistas explicaram, em entrevista à Sputnik China, por que esse projeto é muito importante para a crescente influência global da China no mundo.

O especialista militar russo Vasily Kashin frisou, que "primeiramente, é importante destacar que a China sempre realizou a construção em série de quebra-gelos destinados à navegação no mar de Bohai e que completam a Frota Norte do Exército Popular de Libertação da China".

"Neste momento a China só tem um quebra-gelo polar especializado — o XueLong", aponta o especialista.

"Já muitos anos que vários países prestam atenção considerável às pesquisas polares, incluindo aqueles que não têm territórios no Ártico e na Antártida. Tais pesquisas são muito importantes para diferentes ciências e podem ter um efeito econômico significativo. A China é muito ativa nessa área e tem quatro estações de pesquisas na Antártida, dois dos quais são usados durante todo o ano", explicou Vasily Kashin.

Tanque da Coreia do Sul dispara durante exercícios conjuntos com os EUA - Sputnik Brasil
Coreia do Sul recusa efetuar treinamentos com EUA e Japão contra China
O especialista militar russo acrescentou que "a realização das pesquisas é difícil se um país não tiver seu próprio quebra-gelo. Hoje muitos países têm quebra-gelos próprios. Por exemplo, o Japão tem o excelente quebra-gelo Shirase que foi construído em 2008. Ele é maior e mais moderno do que o XueLong chinês. Assim, é provável que o prestígio desempenhe um certo papel na decisão chinesa de construir um novo quebra-gelo".

Consequentemente, para responder às ambições da China como poder marítimo, a construção de um novo quebra-gelo mais potente é natural.

O especialista chinês e chefe do centro das pesquisas da região polar da Agência Nacional da Oceanografia refere o fato que "o navio Xuelong (Dragão de Neve) foi construído na Ucrânia em 1993, no mesmo ano ele foi importado para a China. Depois disso, o quebra-gelo foi modernizado duas vezes de acordo com as necessidades e exigências do país".

"Nos últimos 20 anos a China explorou os Polos Sul e Norte usando esse navio. Mas na verdade esse quebra-gelo comum não é suficientemente potente devido à sua pouca potência que não permitem o navio abrir caminho em lençóis de gelo flutuante", destacou o chefe do centro de pesquisas da região polar.

© AFP 2023 / STRHomem tira fotografia do quebra-gelo chinês Xuelong (Dragão de Neve)
Homem tira fotografia do quebra-gelo chinês Xuelong (Dragão de Neve) - Sputnik Brasil
Homem tira fotografia do quebra-gelo chinês Xuelong (Dragão de Neve)

O especialista também sublinhou que é "evidente que todas essas razões forçaram a China a construir um novo quebra-gelo".

"A China nunca teve experiência na área da construção de quebra-gelos, mas em 2009 o projeto de construção foi aprovado pelo governo e em 2012 começou sua construção. Todas as caraterísticas do novo quebra-gelo prometem ser de alto nível. Além disso, ele terá laboratórios e os equipamentos mais modernos para realizar diferentes pesquisas", sublinhou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала