O especialista militar russo Vasily Kashin frisou, que "primeiramente, é importante destacar que a China sempre realizou a construção em série de quebra-gelos destinados à navegação no mar de Bohai e que completam a Frota Norte do Exército Popular de Libertação da China".
"Neste momento a China só tem um quebra-gelo polar especializado — o XueLong", aponta o especialista.
"Já muitos anos que vários países prestam atenção considerável às pesquisas polares, incluindo aqueles que não têm territórios no Ártico e na Antártida. Tais pesquisas são muito importantes para diferentes ciências e podem ter um efeito econômico significativo. A China é muito ativa nessa área e tem quatro estações de pesquisas na Antártida, dois dos quais são usados durante todo o ano", explicou Vasily Kashin.
Consequentemente, para responder às ambições da China como poder marítimo, a construção de um novo quebra-gelo mais potente é natural.
O especialista chinês e chefe do centro das pesquisas da região polar da Agência Nacional da Oceanografia refere o fato que "o navio Xuelong (Dragão de Neve) foi construído na Ucrânia em 1993, no mesmo ano ele foi importado para a China. Depois disso, o quebra-gelo foi modernizado duas vezes de acordo com as necessidades e exigências do país".
"Nos últimos 20 anos a China explorou os Polos Sul e Norte usando esse navio. Mas na verdade esse quebra-gelo comum não é suficientemente potente devido à sua pouca potência que não permitem o navio abrir caminho em lençóis de gelo flutuante", destacou o chefe do centro de pesquisas da região polar.
O especialista também sublinhou que é "evidente que todas essas razões forçaram a China a construir um novo quebra-gelo".
"A China nunca teve experiência na área da construção de quebra-gelos, mas em 2009 o projeto de construção foi aprovado pelo governo e em 2012 começou sua construção. Todas as caraterísticas do novo quebra-gelo prometem ser de alto nível. Além disso, ele terá laboratórios e os equipamentos mais modernos para realizar diferentes pesquisas", sublinhou.