A equipe de transição de Donald Trump informou que o republicano planeja se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na capital da Islândia, Reykjavík, palco de históricas reuniões entre EUA e União Soviética no período da Guerra Fria.
"Donald Trump está planejando realizar uma reunião com Vladimir Putin nas próximas semanas depois da posse do presidente", diz a publicação do jornal Sunday Times, citando fontes da equipe do presidente eleito.
Anteriormente, Trump havia dito em entrevista ao Wall Street Journal que estava pronto para se reunir com Putin após a cerimônia de posse, que será realizada em 20 de janeiro.
Foi relatado também que Trump a intenção de começar a trabalhar na preparação de um acordo com a Rússia sobre a limitação de armas nucleares.
"Na tentativa de reiniciar as relações do Ocidente com o Kremlin, Trump vai começar a trabalhar em um acordo para limitar as armas nucleares", diz a publicação.
A Cúpula de Reykjavik, realizada em 11 e 12 de outubro de 1986, foi a segunda rodada de uma série de encontros entre a União Soviética e os EUA entre 1985 e 1988, que alteraram dramaticamente as relações bilaterais e a situação internacional. As duas superpotências passaram de um confronto aberto para uma política de compromisso e acordos, principalmente no que diz respeito ao desarmamento nuclear.