Ucrânia mudará nomes de portos e ferrovias que 'lembram ocupação'

© AP Photo / Sergei PoliakovNovas instalações portuárias para a ferrovia que liga a China à Europa foram inauguradas no porto do mar Negro de Ilyichevsk no distrito de Odessa, Ucrânia, 15 de janeiro de 2016
Novas instalações portuárias para a ferrovia que liga a China à Europa foram inauguradas no porto do mar Negro de Ilyichevsk no distrito de Odessa, Ucrânia, 15 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Vladimir Omelyan, mandou mudar os nomes de portos marítimos e infraestruturas ferroviárias.

No documento, publicado na sua página oficial do Facebook, é ordenado colocar os componentes da infraestrutura de transportes em concordância com a lei sobre "descomunização".

"Espero que as direções da Ukrzaliznitsa (Ferrovias Ucranianas), portos marítimos e empresas estatais tenham a coragem de pôr fim às recordações da ocupação da Ucrânia", escreve o ministro.

Conditions for Ukrainians obtaining a Schengen visa will reportedly be tightened as of June 23, 2015 - Sputnik Brasil
Poroshenko, Merkel e Hollande confiantes sobre o regime de isenção de visto com a Ucrânia
É ordenado dar outros nomes aos portos marítimos de Ilyichevsk, Yuzhny e Oktyabrsk, bem como às ferrovias do Sul e do Sudoeste que, na verdade, não estão localizadas no sul, mas no norte e no centro do país.

Segundo as palavras do ministro, é necessário mudar os nomes dessas infraestruturas para "eliminar tudo o que tem como objetivo impor aos ucranianos a opinião que eles são da mesma origem que os representantes de horda" e que eles "são imbecis e escravos como os moscovitas".

Futuro vice-presidente dos EUA Mike Pence aperta a mão de Donald Trump, presidente eleito dos EUA, Nova York, EUA, 9 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil
Como vice-presidentes dos EUA influenciam na política de Washington sobre a Ucrânia?
Omelyan afirmou que "nós não aceitamos a Rússia de Putin, não vamos aceitar contos sobre ‘relações fraternais e de boa vizinhança'. A fronteira entre a Ucrânia e a Rússia não deve ser somente uma fronteira entre dois países, deve ser o limite entre a civilização do Ocidente e os bárbaros do Oriente".

O ministro acrescentou que "Putin não representa um problema. Mesmo que o bando do KGB (inteligência soviética) abandone o trono de Moscou, a essência das relações russo-ucranianas não mudará".

Omelyan opina que o elemento crucial da modernização são as reformas bem-sucedidas na Ucrânia.

Foguetes Grad usados pelas tropas ucranianas em Donbass - Sputnik Brasil
Donetsk acusa Ucrânia de colocar mais de 30 LMF e helicópteros na linha de contato
Desde maio de 2015, na Ucrânia entrou em vigor a lei "sobre condenação dos regimes comunista e nazista" que proíbe a propaganda da simbologia soviética. Foi proposto que, em particular, sejam mudados os nomes das cidades e ruas nomeadas em honra de personalidades soviéticas.

Durante a descomunização na Ucrânia, mais de um milhar de estátuas de Lenin foram desmanteladas e mais de 50 mil nomes de ruas foram mudados. Em Carcóvia, seis estações de metrô também receberam outros nomes. Além disso, o Ministério de Educação e Ciência da Ucrânia mandou as direções das universidades mudar os nomes dos estabelecimentos de ensino que tenham nomes "comunistas".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала