"Nós transferimos o projeto de Constituição, que foi preparado por especialistas russos, para a oposição armada síria. Eu quero enfatizar que fizemos isso apenas porque queremos acelerar este processo (…). Não estamos de maneira nenhuma interferindo no processo de consideração e adoção da Constituição", disse Lavrentiev, em entrevista coletiva.
Mediadas pela Rússia, pelo Irã e pela Turquia, as conversações contaram com a participação de diversos grupos da oposição armada da Síria, bem como do governo sírio.
"Acreditamos que seria correto iniciar a criação de uma comissão constitucional, que seria constituída por representantes da oposição síria e representantes do governo sírio. Infelizmente não conseguimos fazer isso ainda, mas não perdemos a esperança de que vamos conseguir romper o impasse no futuro próximo", acrescentou Lavrentiev.
Ele também disse que se encontrou com o embaixador dos EUA no Cazaquistão, George Krol, para discutir a questão síria durante as negociações.
"Eu tive contatos hoje com o embaixador dos EUA no Cazaquistão, George Krol. Ele expressou interesse em envolvimento e tem havido tais sinais da nova administração do presidente [Donald] Trump", disse Lavrentiev.