Duterte acusa Igreja Católica de ser 'cheia de m*rda'

© REUTERS / EZRA ACAYANPresidente filipino Rodrigo Duterte aponta a fotógrafos durante uma cerimônia de premiação dos trabalhadores do governo, no Palácio Malacanang, Manila, Filipinas. 19 de dezembro de 2016
Presidente filipino Rodrigo Duterte aponta a fotógrafos durante uma cerimônia de premiação dos trabalhadores do governo, no Palácio Malacanang, Manila, Filipinas. 19 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente filipino, Rodrigo Duterte, exaltou-se novamente. O alvo da vez foi a Igreja Católica. Segundo ele, a instituição religiosa é corrupta e "cheia de m*rda". Para completar, o presidente das Filipinas acusou sacerdotes e bispos de abuso sexual.

Na terça-feira (24), Duterte acusou a Igreja e seus bispos e sacerdotes de corrupção, adultério, acrescentando que, quando era estudante da Universidade Ateneo de Davao, chegou a ser abusado por um bispo. Ele também disse que três secretários do gabinete foram molestados.

Presidente filipino Rodrigo Duterte - Sputnik Brasil
Duterte está disposto a introduzir lei marcial nas Filipinas se for necessário
Ao discursar para as famílias dos oficiais das Forças de Ação Especial que morreram em Mamasapano em 2015, Duterte aconselhou que a multidão lesse "Altar dos Segredos" de Aries Rufo para descobrir a verdade sobre os representantes da Igreja, prometendo abandonar a presidência se estivesse mentindo. Ele acrescentou que poderia escrever seu próprio livro sobre a Igreja, intitulado "Hipocrisia".

"Eu desafio a Igreja Católica. Você é cheia de m*rda. Você cheira mal, é corrupta e tudo mais", exaltou-se.

Ele acusou a Igreja de corrupção, e a criticou por ter pedido previamente ao governo um carro Pajero. "Vocês não têm vergonha de vocês mesmos?", contestou. "Esse [carro] é muito caro. Muitas pessoas não têm o que comer."

"Filho de p*ta, os idiotas aceitaram", acrescentou.

Além disso, Duterte apontou que há uma semelhança entre ele e a Igreja Católica: prática de adultério. Ele destacou que o bispo Teodoro Bacani tinha duas esposas, assim como ele.

Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte - Sputnik Brasil
'Não posso mentir': Presidente das Filipinas confirma ter matado 'cerca de três' pessoas
Durante o discurso, o presidente também dedicou algum tempo para defender sua dura guerra contra as drogas, marcada pelas alegações de execuções extrajudiciais.

Funcionários da Igreja estão entre os que criticam o presidente por sua postura. Recentemente, o bispo Broderick Pabillo pediu para a Igreja se posicionar contra a morte de 6 mil pessoas em resultado da campanha contra as drogas de Duterte.

Segundo Duterte, ele venceu as eleições apesar das advertências da Igreja contra ele.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала