"Comprovamos que existe no espaço um planeta com tamanho igual ao da Terra e atmosfera densa e estável. Esse é o primeiro passo rumo à investigação sobre a possibilidade de existência de vida extraterrestre em exoplanetas", escreva no artigo John Southworth, planetólogo da Universidade de Keele (Grã-Bretanha).
Astros deste tipo podem ser encontrados com mais frequência a grandes distâncias do Sol, aumentando assim a probabilidade de haver vida extraterreste neles. A zona habitável, onde a água pode assumir condição líquida, está localizada muito perto dos planetas anões vermelhos, simplificando a procura por novos planetas.
A equipe de planetólogos de Southworth deu o primeiro passo em direção à resolução desta incógnita ao receber dados detalhados sobre espessura e composição atmosféricas do planeta GJ1132b, fornecidos pelos telescópios do Observatório Europeu do Sul, localizado no Chile.
Para estudar a atmosfera da "segunda Vênus", os cientistas usaram os raios que ultrapassam a atmosfera do GJ1132b e atingem a Terra, trazendo traços de sua composição química. Assim, os cientistas recolheram dados suficientes sobre interação de luz com moléculas de ar desse planeta.
Os planetólogos responsáveis pela descoberta da "segunda Vênus" subestimaram seu tamanho — seu raio é 1,4 vez maior do que o da Terra e sua massa supera em 1,6 quando comparada com a do nosso planeta e a de Vênus. A atmosfera, observada em ondas diferentes de comprimento, é bastante densa e forte, estendendo-se cerca de 600 km sobre a superfície do planeta.
Levando em consideração a descoberta de oxigênio no GJ1132b em agosto de 2016, torna-se difícil considerá-lo análogo de Vênus ou da Terra em altas temperaturas.
Segundo os pesquisadores, ainda é impossível receber dados mais concretos sobre a composição de atmosfera e imagem do planeta GJ1132b, pois não há telescópios e espectrógrafos capazes de realizar tal função. Entretanto, os cientistas sugeriram que o telescópio espacial James Webb, que a NASA planeja lançar em 2018, vá ser capaz de examinar atmosfera do GJ1132b e de outros planetas vizinhos.