A atitude positiva com relação a Putin foi expressa por 22% dos participantes, sendo o maior número desde 2003. Em 2015, somente 13% dos norte-americanos gostavam de Putin.
Segundo a pesquisa, os republicanos foram os responsáveis pela melhoria significativa dos resultados. Se há dois anos eles constituíam 12% das pessoas que possuem uma opinião positiva quanto à Rússia e a Putin, em 2016, eles constituem 32%.
"A atitude amigável de Trump com relação a Putin talvez tenha contribuído para uma visão mais positiva dos seus apoiadores quanto a Putin. Por outro lado, a popularidade do líder russo entre os democratas ainda permanece baixa. O ano atual poderá se tornar o ano da reviravolta já que há uma grande possibilidade de os EUA atingirem acordo com a Rússia, sendo este aumento de popularidade de Putin evidência ou não de melhores estimativas positivas no futuro", diz a pesquisa da Gallup.
A sondagem foi realizada no período do dia 1º ao dia 5 de fevereiro de 2017, onde participaram mais de mil cidadãos norte-americanos de 50 estados.