"No que toca a Raqqa e a Síria, estamos discutindo com a Rússia, vamos visitar Moscou em 10 de março e participar do Conselho de Cooperação de alto nível. Estas negociações continuam a todos os níveis, estamos em contato com o ministro das Relações Exteriores russo Sergei Lavrov. Não há nenhuns problemas", comunicou Cavusoglu a jornalistas em Ancara.
Além disso Cavusoglu comunicou que os dois países concordaram em não permitir confrontos entre o Exército Livre da Síria e a oposição.
Em 16 de fevereiro, a segunda rodada de negociações sírias – impulsionada pela Rússia, Turquia e Irã – foi realizada na cidade de Astana. A primeira se deu lugar na capital cazaque nos dias 23 e 24 de janeiro, quando foi decidido executar um mecanismo de monitoramento do cessar-fogo no país árabe.
A Síria vive desde 2011 um violento conflito civil entre forças do governo e diversos grupos da oposição do país, muitos dos quais reconhecidos internacionalmente como organizações terroristas. De acordo com a ONU, a guerra já provocou a morte de mais de 300 mil pessoas.