Contaminação radioativa: Fukushima está livre de perigo?

© Foto / Arkadiusz Podniesinski/REXCidade de Fukushima: 4 anos após a catástrofe nuclear
Cidade de Fukushima: 4 anos após a catástrofe nuclear - Sputnik Brasil
Nos siga no
Cientistas japoneses afirmam que o nível de radiação no bairro de Date, da cidade de Fukushima, localizado perto da usina atômica destruída, está mais baixo ou no nível aceito pelo Japão. Tal informação foi publicada em um artigo da revista Proteção Radiológica.

"É interessante que, do ponto de vista de toda a população, as medidas de limpeza dos territórios contaminados não reduziram a porção [de radiação] para os residentes. <…> a maior diminuição [da radiação] trata-se da desintegração do césio radioativo ou limpeza dele do solo por chuvas e neve", disse Ryugo Hayano, pesquisador da Universidade de Tóquio.

Um javali está preso na área residencial na cidade de Namie na zona exclusiva da usina nuclear de Fukushima Daiichi - Sputnik Brasil
Javalis selvagens radioativos atacam cidadãos de Fukushima (FOTOS)
Há seis anos, a cidade acima citada foi alvo de um dos mais graves acidentes em usinas nucleares –sistemas de refrigeração de quatros reatores da usina Fukushima-1 se quebraram ao mesmo tempo por causa de um terremoto forte e tsunami, levando a uma série de explosões de hidrogênio, a fundição da zona ativa e, como resultado, o ambiente foi fortemente contaminado com substâncias radioativas.

A presença de substâncias perigosas em solo e água forçou o governo do Japão em 2011 a evacuar a população, que vivia a um raio de 20 km da usina, criando uma zona de alienação.

Apesar da recomendação do governo, centenas de pessoas continuaram vivendo na zona do bairro de Date, na cidade de Fukushima, recusando-se a abandonar seus lares.

Os membros de uma equipe de investigação sul-coreana estão inspecionando a usina nuclear de Fukushima - Sputnik Brasil
Missão para avaliar estado interno dos reatores nucleares de Fukushima é abortada
Durante muitos anos, Hayano e seus homólogos observaram o nível de radiação em Date, distribuindo sensores especiais aos residentes que permaneceram. Eles iniciaram a observação em 2011 antes do início da limpeza, que começou em 2012, a fim de estimar a eficácia de tais medidas para proteção da saúde dos residentes da zona de alienação.

O processo de limpeza do solo não desempenha um papel importante – a radiação diminuiu com a mesma velocidade antes mesmo do início da limpeza. Tais conclusões contradizem as declarações do Ministério da Energia do Japão que a limpeza do solo e da água diminuiu a radiação 22%.

Cientistas japoneses sublinham que tais conclusões não significam que as medidas de limpeza são inúteis, mas mostram que as aproximações atuais são ineficazes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала