EUA pedem que Turquia e Holanda evitem escalada da crise diplomática

© REUTERS / Yuri GripasA bandeira nacional dos EUA voa sobre o Departamento de Estado em Washington 24 de marco de 2015
A bandeira nacional dos EUA voa sobre o Departamento de Estado em Washington 24 de marco de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Departamento de Estado considera a tensão entre Turquia e a Holanda como uma "questão bilateral" e pede que as partes demonstrem contenção.

A demonstrator holds a Turkish flag outside the Turkish consulate in Rotterdam where a crowd gathered to await the arrival of the Turkish Family Minister Fatma Betul Sayan Kaya, who decided to travel to Rotterdam by land after Turkish Foreign Minister Mevlut Cavusoglu's flight was barred from landing by the Dutch government, in Rotterdam, Netherlands March 11, 2017. - Sputnik Brasil
Turquia e Holanda em rota de colisão diplomática
"Esta é uma questão bilateral entre o governo da Holanda e Turquia. Os dois países são aliados dos EUA na OTAN. Nós pedimos que eles evitem a escalada da retórica, cooperem num espírito de respeito mútuo e tentem superar as diferenças", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, em coletiva de imprensa. 

As relações diplomáticas entre a Turquia e a Holanda foram seriamente afetadas após uma série de incidentes políticos que começou com a aprovação, por parte do presidente turco, de uma série de reformas constitucionais, e com o desejo de promovê-las ante os cidadãos turcos que vivem na Holanda.

Por sua vez, as autoridades holandesas tomaram medidas que bloquearam a entrada no país de vários altos funcionários turcos, o que deflagrou uma série de decisões políticas entre os dois países, bem como violentos protestos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала