Turquia pretende 'reavaliar' acordo sobre refugiados com a União Europeia

© REUTERS / Neil HallHomem carrega uma bandeira da União Europeia depois do referendo britânico, Londres. Reino Unido, 24 de junho de 2016
Homem carrega uma bandeira da União Europeia depois do referendo britânico, Londres. Reino Unido, 24 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em troca de aceitar o retorno de alguns refugiados da União Europeia para a Turquia, os cidadãos turcos devem ter o direito de viajar sem visto na Europa, exigiu o ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik, em entrevista à agência turca Anadolu.

Bandeiras da Turquia e da União Europeia - Sputnik Brasil
Turquia suspende todas as relações de alto nível com a Holanda
Segundo afirmou o ministro, Ancara deveria reavaliar o acordo assinado com a UE há 12 meses, o qual teria ajudado a reduzir drasticamente os fluxos migratórios para o Velho Continente.

Celik disse ainda que as viagens perigosas por mar a partir da Turquia ainda devem ser evitadas, mas que “a questão do trânsito por terra deve ser reconsiderada".

Além disso, ele reiterou a posição oficial de Ancara de que, em troca de aceitar o retorno ao território turco de alguns requerentes de asilo que estão na UE, os cidadãos turcos devem ter o direito de viajar sem visto para a Europa, bem como de receber verbas em euros para outros tipos de assistência.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала