"Estamos realizando uma série de projetos. Um deles é dessalinização de água do mar. Atualmente, apresentamos na exibição a tecnologia russa, tecnologia surpreendente, que possui grande popularidade hoje em dia. Os ministros cubanos visitaram nosso mostruário, que também chamou a atenção de várias empresas."
"Há muitas empresas que atuam na mesma área, incluindo chinesas, aqui. Mas nossas tecnologias são tão exclusivas que me permite dizer que não há concorrência alguma. […] Estamos em um nível completamente diferente, temos outra tecnologia de osmose inversa de dessalinização de água do mar e nosso equipamento é mais compacto."
Ao mesmo tempo, Juan Triano Cordovisa, doutor em ciências econômicas, professor do Centro de Estudos de Economia Cubana e consultor da empresa Cubacon, adicionou em entrevista à Sputnik Mundo:
"Vale acrescentar que além do Fórum Cubagua 2017, nesses dias, Havana também recebe a convenção internacional de recursos hídricos que será realizada para combinar pesquisas cientificas, negócios e novas tecnologias de reserva de água — o ouro azul do planeta."