- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pequim decide reabrir mercado para importações de carne brasileira

© REUTERS / Nacho DoceUm trabalhador carrega carne e uma das talhas de São Paulo
Um trabalhador carrega carne e uma das talhas de São Paulo - Sputnik Brasil
Nos siga no
Logo após o escândalo Carne Fraca se ter desencadeado, a China decidiu suspender por prazo indeterminado as importações de carne brasileira, mas, segundo comunicou o ministro da Agricultura brasileiro hoje (25) em um comunicado, as autoridades chinesas acabaram por mudar sua decisão.

Na nota do titular da pasta, Blairo Maggi, citada pelo portal G1, se frisa que o governo brasileiro agradece a "confiança" dos seus parceiros chineses.

"A China anunciou hoje a reabertura total do mercado de carnes brasileiras. Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora. Nos últimos dias o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil no exterior trabalharam incansavelmente para o êxito que se anuncia hoje", diz a nota assinada pelo ministro.

No comunicado também se afirma que o reinício das importações de carne brasileira pela China mostra "o espírito de mais confiança mútua entre os dois países e a disposição de dialogar com boa fé".

"Agradecemos o gesto de confiança da China, nosso parceiro estratégico, na credibilidade do sistema brasileiro", diz-se no final da nota.

Basta relembrar que após o recente rompimento da operação Carne Fraca, vários países importadores do produto brasileiro, tais como a China, a Coreia do Sul e a União Europeia, começaram a suspender temporariamente as compras.

A ação Carne Fraca, voltada contra a venda ilegal de carnes, tem na mira, principalmente, as grandes empresas JBS e BRF Brasil, que são acusadas de pagamento de propina e fiscalização irregular de frigoríficos.

Carne de boi brasileira - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Por que Rússia provavelmente não aderirá ao embargo de carnes brasileiras
A gigante BRF Brasil, por exemplo, controla tais marcas como Sadia e Perdigão. Já a JBS é a detentora de marcas como Friboi, Seara e Swift.

Em total, até hoje 33 funcionários já foram suspensos e 21 frigoríficos sujeitos a uma investigação.

As autoridades brasileiras, particularmente o Ministério da Agricultura, passaram os últimos dias fazendo todo o possível para negociar com seus parceiros econômicos e evitar o bloqueio das importações.

Sem dúvida, tal decisão de Pequim se pode considerar como um alívio para o governo do Brasil, pois a China é um dos maiores consumidores de carne produzida no país latino-americano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала