- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

No Rio, Comissário da UE afirma que quer restaurar confiança na carne brasileira

© Reprodução/Arquivo PessoalAndriukaitis disse que quer ajudar o Brasil a recuperar a confiança da carne no mercado internacional
Andriukaitis disse que quer ajudar o Brasil a recuperar a confiança da carne no mercado internacional - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comissário da União Européia para Assuntos de Saúde e Segurança de Alimentos, Vytenis Andriukaitis está no Brasil e garantiu que quer ajudar a restabelecer a confiança na carne brasileira junto ao mercado internacional.

Um trabalhador carrega carne e uma das talhas de São Paulo - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Pequim decide reabrir mercado para importações de carne brasileira
Em visita ao Rio, que já estava programada mesmo antes da Operação Carne Fraca da Polícia Federal,  Vytenis Andriukaitis disse que o Brasil precisa aumentar o controle em relação a produção agropecuária do país. 

Segundo o comissário, a retomada dos negócios da União Européia com o Brasil, só depende do Brasil.

"Isso não depende da UE, depende do Brasil, de garantir que vão restaurar a confiança no comércio. A UE pede imediatamente que o governo providencie todas as informações sobre essa situação,” disse  Andriukaitis durante encontro na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

O comissário da União Européia informou ainda que nesta terça-feira (28) tem uma reunião marcada, em Brasília com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi onde vai discutir os detalhes sobre a qualidade das carnes fabricadas no Brasil. Na pauta dos encontro,  Andriukaitis  deve discutir novas ações de cooperação entre o bloco europeu e o Brasil para restaurar a credibilidade dos consumidores na carne do país.

"O Brasil é um parceiro comercial muito importante, precisamos ver como continuar com essa boa parceria e a única forma é garantindo 100% de segurança alimentar, pois é um problema de saúde pública."

Para Andriukaitis, o Brasil precisa aprimorar os instrumentos oficiais de controle sanitário, de qualidade, transparência e fiscalização do setor, pois sem isso, "não há chances de manter um comércio em comum", afirmou.

Durante a visitação na Fiocruz, Vytenis Andriukaitis  aproveitou para conversar sobre doenças transmitidas por insetos que segundo ele, são ameaças globais, como dengue, zika, chikungunya e malária, além do desenvolvimento de tratamentos e vacinas, resistência antimicrobiana, e as pesquisas sobre novos antibióticos contra hanseníase. O comissário destacou a visita em suas redes sociais.

 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала