Irã opta por aviões e helicópteros russos apesar de ofertas ocidentais

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As negociações sobre os possíveis fornecimentos para o Irã de aviões de médio alcance Sukhoi Superjet100 (SSJ100) pela empresa Grazhdanskie Samolyoty Sukhogo começaram há um ano e meio.

O Irã, após o levantamento das sanções, mostrou interesse pela renovação da sua frota de aeronaves. Além dos contatos comerciais com tais empresas como a Airbus e a Boeing, o Irã também se interessou pelos Superjets russos. 

Durante 2016 foram realizadas negociações, foi atingido um acordo provisório de fornecimento de aeronaves SSJ 100, que ainda não foi implementado. 

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Sukhoi se diz pronta para negociar uma centena de Superjet 100 com o Irã
Hoje em dia a questão sobre o fornecimento dos Superjets russos é discutida ao mais alto nível. 

Após a visita oficial do presidente Hassan Rohani a Moscou, o presidente russo Vladimir Putin declarou que a Rússia pode fornecer os modernos SSJ para o Irã bem como helicópteros para a aviação médica.  

"Durante as negociações foram discutidos os caminhos para a expansão da cooperação no domínio da engenharia mecânica e da aviação civil. As questões de possíveis fornecimentos para o Irã dos aviões ultramodernos Sukhoi Superjet 100 e de helicópteros para aviação médica estão na agenda", declarou o presidente russo. 

O diretor das empresas RusIranEkspo e Khimtrans, Aleksandr Sharov, considera que o projeto de fornecimento tem grandes perspectivas, apesar de que o Irã possui acordos com tais empresas como a Airbus e a Boeing e com a canadense Bombardier. 

"O Irã tem necessidade crítica de aviões. Por isso, se a questão de fornecimento foi discutida ao mais alto nível, o que significa que os presidentes dos nossos países assinaram qualquer acordo-quadro, este é um dos passos mais importantes do fornecimento dos Superjets russos e outro equipamento aeronáutico para o Irã", acrescentou Aleksandr Sharov à Sputnik Persa.  

O reinício das negociações sobre a aquisição dos Superjets pelo governo do Irã e companhias aéreas iranianas pode significar que os fornecedores russos conseguiram oferecer um preço e condições de contrato mais vantajosas do que os concorrentes ocidentais, que possuem vantagens financeiras. 

"Sem dúvida, a Rússia ganha em preço e qualidade. As empresas ocidentais, porém, têm grandes vantagens financeiras em termos de pagamento parcelado e seguro. Nossos departamentos infelizmente tratam pouco destas questões, embora as declarem", informou Sharov. 

Ele acrescentou também a importância da construção da linha direta de ferrovia entre os dois países, o que não só resolveria os problemas de transporte de cargas mas também se tornaria um elemento importante na questão do restabelecimento da Grande Rota da Seda. 

"Primeiro, é necessário construir uma ferrovia direta com bitola larga que chegaria até ao Irã e aí se juntaria com a ferrovia de bitola estreita do país. Tal projeto faria o Irã sair do isolamento", frisou Sharov à Sputnik Persa. 

Ele acrescentou que hoje em dia Irã só tem o serviço de ferry através do Lago de Van com ferrovias turcas. Mas se existisse uma saída através do Azerbaijão e o país tivesse a ligação ferroviária com o Irã, seria possível falar sobre a Grande Rota da Seda.  

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