O Ministério das Relações Exteriores russo tinha publicado nas redes sociais um áudio chamado "secretária eletrônica para missões diplomáticas russas".
O áudio parodia a gravação de uma secretária eletrônica e propõe carregar em uma tecla para "encomendar chamada de um diplomata russo para seus adversários políticos" ou "usar os serviços de hackers russos".
Министерство иностранных дел России разработало пилотную аудиозапись автоответчика для российских дипломатических миссий за рубежом pic.twitter.com/eLl8Jgcgzt
— МИД России 🇷🇺 (@MID_RF) 1 de abril de 2017
Muitos usuários consideraram a piada como engraçada.
"Inestimável! Adoro o senso de humor."
@MID_RF Priceless! I love the sense of humour.
— Beth McLellan (@Beth4Ward21) 1 de abril de 2017
"Como um americano que não acredita que a Rússia tenha interferido nas eleições, é EXCEPCIONAL, já não ria tanto há algumas semanas."
@MID_RF From an American who doesn't believe Russia interfered with the our election, OUTSTANDING, best laugh I've had in weeks.
— Richard StJohn (@sidearm45) 2 de abril de 2017
Muitas edições também entenderam a piada, embora a agência Associated Press contatasse um representante oficial para confirmar se era a piada ou não.
"Tanto como qualquer sátira política, a piada visa algo de sério: as alegações de que a Rússia tentou minar as presidenciais de 2016 nos EUA e está tentando influir na votação em outros lugares", disse o Chicago Tribune.
Entretanto, o correspondente da CNN Mattew Chance afirmou que a piada era uma tentativa de usar o humor para evitar a discussão do assunto.
"Claro que as pessoas nos EUA não vão rir", adicionou Chance.
Além disso, o jornalista disse que os russos não estão preocupados com o "circo norte-americano" pois estão seguros da estabilidade política em seu país.
O analista Aleksei Martinov disse ao jornal russo Vzglyad que alguns jornalistas dos EUA não conseguiram entender a piada porque começaram acreditando na propaganda antirrussa divulgada antes e depois das presidenciais.
"Eles começaram acreditando no disparate que eles estão espalhando", disse Martinov.
"Acontece muitas vezes: quando você mente desde manhã até à noite, começa a acreditar no que está dizendo. Desde o início que todo o mundo sabe que isso é apenas mais uma mentira para propagar certas coisas encomendadas para ganhar dinheiro. Isso acontece", conclui o analista.
As autoridades russas negaram repetidamente as alegações de intromissão nas eleições americanas, chamando-as de absurdas e de tentativa para desviar a opinião pública de casos de corrupção revelados e outras preocupações domésticas.