A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse que esse é um aviso final que está sendo dado a Varsóvia para a suspensão da derrubada de árvores na floresta. Segundo as autoridades do continente, citadas pela Associated Press, a Polônia tem um mês para responder, dado o risco de danos ambientais irreparáveis.
Bialowieza é considerada a última relíquia de uma antiga floresta que um dia se estendeu por grande parte das terras baixas da Europa, e que ainda abriga populações de bisões, cegonhas e outros animais. Parte da floresta está localizada hoje em território bielorrusso, sendo que a parte polonesa é protegida pelo status de patrimônio da UNESCO e de integrante da rede Natura 2000, que tem o objetivo de preservar habitats e espécies selvagens raras ou vulneráveis da União Europeia.
Apesar dos compromissos de conservação assumidos, o governo polonês decidiu, no ano passado, aumentar em três vezes a exploração de recursos na floresta, provocando a derrubada de milhares de árvores antigas.