A Arabi 21 comunica, citando uma fonte anônima, que o Irã quer estabelecer contato com Donald Trump através do seu amigo bilionário dos Emirados Árabes Unidos Hussain Ali Sajwani, que é o proprietário da grande empresa DAMAC.
Tenho a honra de receber o prêmio CEO Awards na categoria de melhor diretor – 2017
يشرفني وبكل تواضع الحصول على هذا التكريم من قبل القيمين على جوائز أفضل رئيس تنفيذي للعام 2017. pic.twitter.com/IKPJvEg3rn
— Hussain Sajwani (@HussainSajwani) 13 de abril de 2017
Segundo a fonte, Hussain Ali Sajwani teria recebido o pedido correspondente por parte do Irã, que quereria estabelecer contato com presidente norte-americano antes de sua visita oficial à Arábia Saudita.
"Acho que esta notícia distribuída pela mídia árabe não corresponde à realidade […] se admitirmos que o Irã quer, segundo a fonte egípcia, "melhorar" as relações com Trump e com o governo dos EUA. Mas para isso ele não precisa de intermediários! Os norte-americanos já enviaram diretamente e por várias vezes mensagens ao líder do Irã. Mas, há pouco tempo, o secretário do Conselho Superior de Segurança Nacional Ali Shamhani afirmou que o Irã não está pronto para negociar com os EUA", acrescentou o editor-chefe do jornal Iran Press Emad Abshenass à Sputnik Persa.
"Se hoje em dia o governo dos EUA está pressionando o Irã, isso tem vários objetivos. O objetivo principal consiste em utilizar os países árabes do Golfo Pérsico e receber deles mais dinheiro. A melhor versão para isso é declarar que os EUA estão prontos para negociar com o Irã informalmente com intermediação, mas se os países árabes pagarem vários bilhões de dólares, os EUA irão pressionar mais o Irã", adiantou ele.
US President #Trump &daughter,in a recent meeting,with his'close friend'& business partner,#Muslim #Iranian-#Arab Hussain #Sajwani of #Damak pic.twitter.com/x24nVf4yGI
— LeoOfArabia (@AynHaAyn) 28 de janeiro de 2017
Até hoje, os norte-americanos conseguiam receber vários bilhões de dólares dos países árabes do Golfo Pérsico para ajuda na confrontação com o Irã. Apenas a Arábia Saudita já gastou cerca de 700 bilhões de dólares.
2 of Trumps foreign biz partners Hary, from Indonesia, & Hussain Sajwani, a Dubai real estate developer attended inaugural. #MorningJoe pic.twitter.com/JmiOBzuELo
— THE CONNET (@THEAlleyeceeing) 26 de janeiro de 2017
Segundo Emad Abshenass, Donald Trump só quer, sendo um homem de negócios, se aproveitar da situação forçando a Arábia Saudita a pagar.