Viagem ao mar Negro: que esperar do encontro de Merkel com Putin em Sochi

© AFP 2023 / Kirill KudryavtsevVladimir Putin e Angela Merkel
Vladimir Putin e Angela Merkel - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chanceler alemã, Angela Merkel, chegará a Sochi no dia 2 de maio para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin.

Encontro entre Angela Merkel e Emmanuel Macron - Sputnik Brasil
Por que provável vitória de Macron na França já põe pressão sobre Merkel
Os dois líderes deverão se concentrar nas questões da guerra civil na Ucrânia e das relações bilaterais entre Berlim e Moscou. Analistas disseram à Sputnik o que esperar da próxima visita.

O analista político alemão Alexander Rahr, diretor do Fórum Alemão-Russo, afirmou que a Ucrânia será o principal tema da agenda.

"Quer Merkel queira isso ou não, sendo chanceler da Alemanha, ela serve como garante do sucesso do processo de reconciliação na Ucrânia Oriental ou do seu fracasso. Foi ela quem lançou este processo. Foi uma ideia dela. Ela levou o presidente Francois Hollande a Minsk, onde este processo foi iniciado com a participação da Rússia e da Ucrânia. Se [o processo] falhar, Merkel será a culpada", disse o especialista à Sputnik Alemanha.

A Chancelera da Alemanha Angela Merkel - Sputnik Brasil
Merkel confirma que cidadã alemã ficou ferida na explosão do carro da da OSCE em Donbass
O analista político russo Aleksei Mukhin pensa que a Ucrânia e a Síria serão os principais temas durante a visita de Merkel, mas acrescentou que um avanço em ambas as questões é pouco provável. "A Alemanha não está interessada em levantar estas questões. A política europeia na Síria e na Ucrânia tem fracassado completamente", disse ele.

O analista político Peter Schulze, da Universidade de Gotinga, também expressou dúvidas que durante a cúpula sejam tomadas decisões bilaterais importantes.

“Merkel não tem nada novo para oferecer a Moscou. Se ela acrescentar à agenda de sua visita uma revisão flexível e criativa do regime de sanções, isso levará necessariamente a uma resposta positiva da Rússia. Mas eu não acho que isso vá acontecer", disse ele.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала