Apesar de declarações de Trump, EUA pagarão THAAD

Nos siga no
O ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yun Byung-se, disse na segunda-feira estar confiante de que os EUA vão se manter fiéis às condições do acordo bilateral sobre a implantação do sistema de mísseis antibalísticos THAAD.

As condições do acordo foram postas em dúvida depois de uma declaração de Trump segundo o qual deve ser a Coreia a pagar pela instalação do complexo.

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou em uma entrevista ao Washington Times que a Coreia do Sul deve pagar pelo sistema de defesa, que custará $1 bilhão ($R 3,1 bilhões). Representantes do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul disseram que Seul não recebeu qualquer pedido dos EUA para pagar pelo THAAD, apesar das declarações de Trump.

THAAD norte-americano chega para Coreia do Sul - Sputnik Brasil
Opinião: divergência entre EUA e Coreia do Sul sobre THAAD é só o início
No domingo, o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Herbert McMaster, reafirmou que deve ser Washington, e não Seul, a pagar pela instalação do THAAD. McMaster acrescentou que os termos do acordo permanecerão em vigor até novas negociações.

No início do dia (1 de maio), o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional sul-coreano, Moon Sang-gyun, afirmou que Seul não vai renegociar o custo da implantação do THAAD.

O acordo sobre a implantação do sistema THAAD foi alcançado entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul em julho de 2016, tendo os primeiros componentes do sistema começado a chegar ao país no início de março. Segundo o acordo, Seul deve disponibilizar o local para o sistema enquanto Washington deve pagar pela sua instalação e manutenção.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала