As condições do acordo foram postas em dúvida depois de uma declaração de Trump segundo o qual deve ser a Coreia a pagar pela instalação do complexo.
Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou em uma entrevista ao Washington Times que a Coreia do Sul deve pagar pelo sistema de defesa, que custará $1 bilhão ($R 3,1 bilhões). Representantes do Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul disseram que Seul não recebeu qualquer pedido dos EUA para pagar pelo THAAD, apesar das declarações de Trump.
No início do dia (1 de maio), o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional sul-coreano, Moon Sang-gyun, afirmou que Seul não vai renegociar o custo da implantação do THAAD.
O acordo sobre a implantação do sistema THAAD foi alcançado entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul em julho de 2016, tendo os primeiros componentes do sistema começado a chegar ao país no início de março. Segundo o acordo, Seul deve disponibilizar o local para o sistema enquanto Washington deve pagar pela sua instalação e manutenção.