Ao participar da abertura do fórum na manhã de domingo (horário local), Putin afirmou que "o mundo deve renunciar ao uso de retórica bélica para resolver os problemas da atualidade". Segundo ele, não é possível resolver nenhum problema seguindo uma lógica antiga.
Durante a visita oficial à China, Putin realizará uma série de encontros bilaterais. A visita oficial do líder russo está programada para os dias 14 e 15 de maio.
O presidente chinês, Xi Jinping, ao abrir o fórum, informou que o país destinará mais de $36 bilhões para apoiar projetos da Rota da Seda. Segundo ele, o livre comércio é um motor importante para o desenvolvimento e a economia mundial precisa de novos impulsionadores para o desenvolvimento.
Em 2013, a China anunciou sua nova estratégia chamada "Um cinturão e Uma Rota". A iniciativa que visa construir infraestrutura e ajustar laços com os países da Eurásia abrange dois principais sentidos de desenvolvimento: o Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota da Seda Marítima. O objetivo é criar um corredor comercial para fornecimento direto de produtos do Oriente para Ocidente.