Na última segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha informou que a viagem dos parlamentares a Incirlik, programada com antecedência, havia sido cancelada pelas autoridades turcas.
"A Turquia cancelou a visita dos deputados alemães à base de Incirlik porque essa delegação poderia comportar apoiadores diretos do PKK. Essa é uma situação absolutamente inaceitável para a Turquia", disse o deputado turco Mustafa Yeneroglu.
De acordo com Yeneroglu, o pedido para visitar Incirlik partiu do Comitê de Defesa do Bundestag, que inclui membros do partido de esquerda Die Linke que já teriam manifestado abertamente simpatia pelo PKK. Por esse motivo, segundo o político turco, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia foi encarregado de examinar uma lista com o nome de todos os parlamentares alemães interessados em ir à base antes de liberar a visita da delegação.
Além da Alemanha, Incirlik está abrigando um grande número de soldados e equipamentos de diversos países que participam da coalizão internacional liderada por Washington para combater as forças terroristas no Oriente Médio.