De acordo com os dados da agência Yonhap, os militares sul-coreanos souberam que os EUA tinham conseguido detectar o lançamento do míssil Hwasong-12 graças a uma ligação telefônica de seus colegas norte-americanos. No entanto, o facto dos dados terem sido recebidos do radar THAAD foi revelado apenas após uma pergunta direta da parte sul-coreana. Vale destacar que os militares dos EUA não avançaram nenhuns outros detalhes.
De acordo com a fonte da agência na inteligência sul-coreana, os EUA e a Coreia do Sul estão no momento ajustando a troca de dados e planejam terminar este processo até ao fim do ano. Entretanto, a questão dos parâmetros exatos do voo do Hwasong-12 tem já neste momento muita importância.
Quanto a isso, os militares sul-coreanos respondem que a Coreia do Norte ainda não demonstrou que seus mísseis sejam capazes de aguentar temperaturas altas ao entrar na atmosfera. Se houver falta de estabilidade da ogiva, este míssil se tornará em um simples pedaço de ferro caindo do céu. No entanto, levando em consideração os ritmos a que Pyongyang está desenvolvendo seu programa nuclear, o sucesso dos mísseis norte-coreanos é uma questão de tempo.