Eslováquia reúne votos para possível saída da OTAN

© AFP 2023 / SAMUEL KUBANIBandeiras da Eslováquia e da OTAN
Bandeiras da Eslováquia e da OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Partido Popular Nossa Eslováquia (LSNS) está reunindo assinaturas a favor de um referendo para retirar o país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Mais de 150 mil pessoas já assinaram a petição, de acordo com o jornal Izvestia.

Forças especiais dos EUA e Jordânia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Contra quem na realidade irá combater a 'OTAN árabe'?
Além do abaixo-assinado, os eslovacos também manifestam sua insatisfação com a aliança realizando uma série de protestos pelo país, contra a implantação de bases e tropas estrangeiras no território nacional. Se o movimento tiver sucesso, a Eslováquia será o primeiro membro a abandonar a OTAN

Para o cientista político Anatoly Petrenko, da Academia de Gestão Social, o LSNS colocou uma questão polêmica para a população, mas a iniciativa deve enfrentar certos problemas. 

"Não excluo que agora comecem a buscar uma mão russa nessas ações", destacou ele em entrevista à Sputnik. Segundo o analista, é muito importante observar a maneira como irão reagir as autoridades eslovacas se a petição conseguir o número mínimo necessário de assinaturas: 350 mil. 

NATO and US flags flutter as U.S. Air Force F-22 Raptor fighter flies over the military air base in Siauliai, Lithuania, April 27, 2016. - Sputnik Brasil
OTAN 'quer usar Montenegro para militarizar Bálcãs'

"Os líderes atuais do país mostrarão suas verdadeiras intenções com a decisão que tomarem. Por um lado, de acordo com a Constituição da Eslováquia, eles são obrigados a tomar uma decisão com base no resultado desse pequeno referendo. Por outro, imagino que haja uma forte pressão da OTAN e das estruturas pró-OTAN sobre essas pessoas na Eslováquia", destacou Petrenko. 

De acordo com o professor, apesar do pequeno tamanho da Eslováquia, sua saída da aliança representaria um acontecimento histórico, uma vez que o país é um membro com plenos direitos da OTAN e outros poderiam acabar seguindo o mesmo exemplo. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала