O chefe da empresa-transportadora russa InvestStroyTrest, Vladimir Baranov, disse à Sputnik que "hoje um norte-americano comprou o bilhete para o barco. Ele tem passaporte dos EUA, trabalha na Coreia do Norte já há muito tempo, anteriormente ele chegava via localidade de Khasan [de trem]. Será a primeira vez que ele vai usar o nosso barco", disse Baranov. Ele acrescentou que o americano em questão tem origem coreana. Na cidade de Rason trabalham muitos cidadãos dos EUA.
A viagem de hoje não tem muitos passageiros – só nove pessoas e não tem carga. Segundo o representante da empresa-balseira, para hoje estão planejadas duas viagens.
"A terceira viagem, esperamos, será tranquila, haverá turistas da China", disse Baranov.
A primeira viagem de Rason a Vladivostok foi realizada na semana passada. Anteriormente, os barcos de passageiros não circulavam entre a Rússia e a Coreia do Norte. A cidade de Rason recebeu o estatuto de zona econômica especial, o que prevê a possibilidade de fazer negócios livremente.
De acordo com o site da empresa-balseira, o preço de um bilhete de passageiro para o barco é por volta de 5 ou 6 mil rublos (R$ 300-350). O barco vai efetuar a viagem de Vladivostok a Rason e de volta um vez por semana.