Há alguns dias, o parlamento turco aprovou a lei de instalação de militares da Turquia na base em Qatar, bem como de treinamentos conjuntos de guarda no país.
Anteriormente, um representante da chancelaria turca confirmou à Sputnik a intenção de Ankara e Doha de criar uma base militar no Qatar. Destaca-se que a acomodação de militares turcos no Qatar vá ser realizada de acordo com o tratado de colaboração bilateral na esfera da segurança e treinamento de oficias da guarda, que foi assinado em 2015.
De acordo com dados da agência, as intenções governamentais foram publicadas no jornal do governo Official Gazette na sexta-feira (9).
Na segunda-feira (5), Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito declararam ruptura das relações diplomáticas com o Qatar. Posteriormente, juntaram-se à medida de exclusão Iêmen, Líbia, Maldivas, Maurício e Comores. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou que o seu país não apoia o isolamento do Qatar e vai continuar progredindo as relações, bem como tentará regular a crise através do diálogo.