Ampliação da Organização para Cooperação de Xangai vai pôr fim à hegemonia ocidental?

© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensMeeting of the Council of Heads of State of the Shanghai Cooperation Organization (SCO).
Meeting of the Council of Heads of State of the Shanghai Cooperation Organization (SCO). - Sputnik Brasil
Nos siga no
A ampliação da Organização para Cooperação de Zangai (OCX) marca um novo passo em direção ao mundo multipolar e ao mesmo tempo o reforço da influência do bloco euroasiático, afirma o cientista político russo Aleksandr Dugin.

Fronteira entre Tajiquistão e Afeganistão. - Sputnik Brasil
Por que está o Ministério da Defesa russo reforçando suas bases militares na Ásia Central?
"A OCX foi criada não como uma 'OTAN asiática', mas como uma estrutura euroasiática que se opõe à globalização. A união de grandes Estados asiáticos que possuem uma enorme capacidade econômica e enormes forças estratégicas é um passo sério para a institucionalização de um mundo multipolar", declarou o especialista à Sputnik.

Dugin adiantou que na OTAN "domina somente um país, somente uma ideologia, enquanto a OCX se compõe de países e de forças que representam civilizações diferentes com ideologias e sistemas políticos diferentes".

"A OCX é um bloco multipolar. E isto equilibra a hegemonia americana e ocidental, converte um modelo de mundo que é imposto a todos sem alternativas em uma liberdade. Isto atribui novas possibilidades aos jogadores regionais de qualquer escala", assinalou.

No decorrer da cúpula da OCX, que se realiza em Astana, foi celebrada uma Convenção contra o extremismo e aprovada uma declaração sobre a luta contra o terrorismo internacional. De acordo com o especialista, o Ocidente terá que tomar em consideração a postura consolidada dos países-membros da Organização.

"Isso será um desafio que nenhuma estrutura ou coalizão internacional, nenhum bloco, poderá vencer. Se a OCX elabora uma postura consolidada sobre a luta antiterrorista, […] isso significará um ambiente absolutamente diferente para resolver o conflito sírio. Se a OCX disser 'não' a algumas ações do Ocidente, este terá que tê-lo em conta", realçou.

O porta-aviões da Marinha americana USS Gerald R. Ford - Sputnik Brasil
Qual poderá ser a resposta da Rússia e China à introdução do porta-aviões USS Gerald Ford?
Os presidentes da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão assinaram um documento que concretiza a decisão de dar por terminado o processo de adesão da Índia e do Paquistão, que a partir da cúpula de junho deste ano se tornaram membros permanentes da OCX.

Além disso, o Irã está interessado em se tornar membro permanente do grupo.

A organização, formada em 2001 pela China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão, tem por objetivo fortalecer a segurança e a cooperação econômica e cultural na região euroasiática.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала