Em coluna publicada no jornal O Estado de S. Paulo, Temer destacou que a Rússia é uma “potência incontornável do cenário internacional” e que um dos focos fundamentais da visita é o encontro com investidores interessados nas áreas de energia e de setores de infraestrutura, como ferrovias, portos e “outros domínios”.
O presidente brasileiro destacou ainda que entrará em vigor nos próximos dias o “acordo bilateral para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal” e prometeu ainda levar aos russos informações sobre outras medidas que possam incrementar o comércio entre os dois países, cujo intercâmbio comercial “cresceu mais de 40% nos primeiros cinco meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado”.
As trocas no campo agropecuário também deverão ser debatidas, a fim de explorar um potencial “ainda abaixo do esperado”, de acordo com Temer.
“Em 2016 o Brasil forneceu à Rússia 60% de suas importações de carnes. É volume de comércio expressivo, marcado pela confiança mútua. Dada a dimensão das duas economias, porém, há espaço para mais. Estamos engajados em ampliar o acesso de nossos produtos agropecuários ao mercado russo e em diversificar nossas exportações. Além disso, trabalharemos pela aproximação entre o Mercosul e a União Econômica Eurasiática, integrada por Rússia, Armênia, Belarus, Casaquistão e Quirguistão”, escreve o presidente.
Temer ainda ressaltou a busca por estruturação do diálogo político entre Brasília e Moscou, com a assinatura de um “plano de consultas bilaterais para o período 2018-2021”, o que permitirá a consolidação da interlocução brasileira “sobre questões que mobilizam russos e brasileiros nas Nações Unidas, no G-20, no Brics e em outras instâncias internacionais”.
Por fim, o esporte e a cultura também terão espaço na agenda. “Firmaremos acordos que abrem caminho para o estabelecimento de centros culturais brasileiros na Rússia e russos no Brasil. Aliás, a Copa do Mundo de Futebol de 2018, que se realizará na Rússia, contribuirá para acercar ainda mais as nossas sociedades”, completou Temer.
A comitiva presidencial embarca para a Europa neste domingo. Temer levará consigo alguns nomes importantes do governo, como os ministros Antonio Imbassahy (Governo), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Indústria), e Blairo Maggi (Agricultura).
Após passar pela Rússia, Temer e sua comitiva seguem para a Noruega, onde Sarney Filho (Meio Ambiente) assume o lugar de Maggi. Em Oslo, o presidente brasileiro irá se encontrar com o rei Harald V e com a primeira-ministra Erna Solberg. No país escandinavo, o foco será a busca por investimentos nos setores de energia e meio ambiente.