A Reuters informa que dos treinamentos na zona do assim chamado Suwalki Gap, um corredor bielorrusso entre a Lituânia e a Polônia, através do qual, de acordo com a OTAN, teoricamente a Rússia poderia se ligar ao enclave de Kaliningrado, participaram 1.500 soldados lituanos, poloneses e croatas. No decurso das manobras foi treinado o roteiro segundo qual "a Rússia pode tentar separar os países bálticos da aliança ocidental".
"Claro que o ataque pode não acontecer obrigatoriamente, mas, se corredor for bloqueado, três aliados no norte serão isolados da Aliança", declarou o comandante das tropas dos EUA na Europa, tenente-general Ben Hodges.
Nos últimos anos a OTAN está concentrando forças perto das fronteiras russas sob pretexto da suposta "agressão russa". Moscou declarou repetidas vezes que este comportamento é absurdo e que a Rússia jamais atacaria um dos países da Aliança. O chanceler russo, Sergei Lavrov, por sua vez, afirma que a OTAN usa esse pretexto para colocar mais armas e tropas na fronteira com a Rússia.