Erdogan manifesta irritação com plano dos EUA de armar curdos

© AFP 2023 / ADEM ALTAN / AFPPresidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan durante discurso
Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan durante discurso - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reagiu às promessas dos EUA de armar as Unidades de Proteção Popular curdas (YPG), uma organização que Washington considera um aliado contra o Daesh (Estado Islâmico) na Síria.

Combatentes curdos iraquianos Peshmerga em cerimônia de graduação de treinamento em Arbil, capital da Região Autônoma do Curdistão, no norte do Iraque. - Sputnik Brasil
'Ao apoiarem os curdos, EUA visam realizar o plano de criar um segundo Israel'
Ancara diz não confiar nas garantias norte-americanas de que após o a libertação da cidade de Raqqa, as armas seriam devolvidas.

A Turquia classifica as Unidades de Proteção Popular como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), organização proibida no país. 

Erdogan disse que os países que se comprometeram a devolver as armas fornecidas aos combatentes curdos YPG no norte da Síria iriam perceber seu erro.

"Aqueles que pensam que estão enganando a Turquia, indicando que eles vão devolver as armas transferidas a organizações terroristas, eventualmente vão perceber que cometeram um erro, mas será tarde demais para eles", disse Erdogan, citado pela agência Reuters.

"Vamos vingar cada gota de sangue que for derramada", disse o líder turco em um discurso durante o festival islâmico de Eid al-Fitr, o fim do Ramadan.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала