Erdogan: Turquia não permitirá a criação de um Estado curdo

© REUTERS / Alkis KonstantinidisFoto do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre bandeiras do país, em Istambul, dois dias antes do referendo de 16 de abril de 2017
Foto do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entre bandeiras do país, em Istambul, dois dias antes do referendo de 16 de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Turquia não vai permitir a criação de um Estado curdo no sul do país, declarou aos jornalistas o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante uma coletiva de imprensa em Hamburgo, onde ele participou da cúpula do G20.

Soldados das Unidades de Proteção Popular (YPG) - Sputnik Brasil
Curdos sírios: atritos com Turquia podem levar a um conflito armado
"Se existirem planos de criar um Estado curdo no sul da Turquia, nós não permitiremos isso", disse Erdogan, acrescentando que o seu país também não aceita ameaças de terceiros. 

Mais cedo, o Curdistão iraquiano anunciou a realização de um referendo para escolher a independência. Os curdos sírios, por outro lado, anunciaram a criação de uma Região Federativa do Norte da Síria.

Os curdos tem sido os mais organizados e ferozes combatentes contra o Daesh na região. Apesar de não contarem com apoio tácito da comunidade internacional, diversos países tem ajudado as tropas curdas financeiramente e com armas, inclusive os EUA. Esse apoio gerou diversos atritos com Ankara, que tenta impedir o fortalecimento dos curdos na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала