Presentes à norte-coreana: o que os criadores do Hwasong-14 ganharam de Kim Jong-un?

© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensKim Jong-un, líder de Corea del Norte
Kim Jong-un, líder de Corea del Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, premiou os criadores do primeiro míssil balístico intercontinental Hwason-14 com as mais importantes condecorações estatais, tais como relógios comemorativos e livros com as frases mais famosas do líder norte-coreano, informa a KCNA.

Encontro em 4 de agosto de 2009 entre o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, e o então líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, em Pyongyang - Sputnik Brasil
'EUA não estão preparados para negociar com a Coreia do Norte', diz ex-diplomata
Ao discursar durante a cerimônia solene, Kim Jong-un declarou que o lançamento do míssil balístico intercontinental é "um evento historicamente importante que mudou especialmente a posição estratégica da Coreia do Norte e ordem política mundial", a agência KCNA cita as palavras do líder norte-coreano.

Além disso, Kim Jong-un se mostrou confiante e esperançoso que "cientistas, técnicos, trabalhadores e oficiais, ligados à indústria de defesa, alcançarão ainda mais êxitos brilhantes na consagração da criação das mais poderosas garantias militares mundiais, seguidas pelo lema 'Adiante, rumo à batalha mortal pelo país e pelos cidadãos!'"

As pessoas que contribuíram significativamente para a criação do primeiro míssil balístico intercontinental foram premiadas com os títulos de Herói da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e Herói trabalhista com uma medalha de ouro "A Foice e o Martelo", as ordens de Kim Il-sung e Kim Jong-il, bem como com relógios comemorativos onde estão escritos os nomes dos dirigentes históricos — avó e pai de Kim Jong-un- e também com um livro das frases mais célebres do líder atual.

The intercontinental ballistic missile Hwasong-14 is seen during its test launch in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) in Pyongyang, July, 4 2017. - Sputnik Brasil
'Pequeno detalhe' separa Coreia do Norte de míssil intercontinental, diz Seul
Nos últimos meses, Pyongyang realizou uma série de lançamentos de mísseis balísticos e nucleares. O último lançamento foi realizado em 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Pyongyang afirma ter testado com sucesso um míssil balístico intercontinental. Após o lançamento, o míssil Hwasong-14 voou uns 933 quilômetros durante 39 minutos, atingindo uma altitude de 2.802 quilômetros, informou a televisão estatal da Coreia do Norte.

Após o lançamento do dia 4, o regime de Kim Jong-un organizou uma série de eventos de celebração, com direito a aparições do líder norte-coreano, que prometeu ainda o envio de "outros presentinhos" aos Estados Unidos, país que seria alvo de um eventual ICBM nuclear da Coreia do Norte.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала