Xi Jinping reafirma compromisso chinês com criação de Estado palestino

© AFP 2023 / Mark Schiefelbein Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, se encontra com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, se encontra com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da China, Xi Jinping, garantiu nesta terça-feira, em encontro com o líder da Palestina, Mahmoud Abbas, o apoio de Pequim a uma solução para o conflito entre palestinos e israelense baseada no princípio de dois Estados.

Militantes do barço armado do Hamas na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil
Políticos prognosticam nova guerra pela Faixa de Gaza entre Palestina e Israel
Segundo Xi, a China defende a criação de um Estado palestino independente, soberano, com território delimitado pelas fronteiras de 1967 e tendo Jerusalém Oriental como sua capital.  

Após uma reunião a portas fechadas entre os dois líderes, o vice-ministro das Relações Exteriores chinês, Zhang Ming, disse em conversa com jornalistas que a China criará um mecanismo de diálogo trilateral e realizará um simpósio com representantes de Israel e Palestina para ajudar a resolver a histórica disputa, conforme relatou a AFP. A data do evento ainda não foi definida, mas será neste ano. 

Na presença de Abbas, que está em visita oficial à China até o próximo dia 20, Xi Jinping cobrou do governo israelense o cumprimento imediato da resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU, que determina que Tel Aviv suspenda o estabelecimento ilegal de assentamentos em territórios palestinos. De acordo com o presidente chinês, citado pela agência Xinhua, a China foi um dos primeiros países a apoiar a justa causa dos palestinos, reconhecendo nestes verdadeiros "amigos, parceiros e irmãos". 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала