O culto recém-inaugurado tem como objetivo, indica seu estatuto registrado em cartório, "promover a paz na internet e a grandeza de Hanzo" — em referência ao personagem Hanzo Shimada, do jogo online Overwatch. Hanzo é "um ninja assassino que foi treinado para suceder seu pai no império Shimada", segundo texto escrito por Mateus para a disciplina.
A motivação do aluno da Universidade Federal de Santa Catarina, além de ser aprovado, foi uma notícia que indicava que desde 2010, uma nova organização religiosa surge por hora no Brasil.
O processo todo levou 3 meses, já que Mateus trabalha e estuda. "Se eu me dedicasse para valer, poderia fazer todo o processo em uma semana", conta.
Com o estatuto reconhecido pelo cartório, já é possível buscar um registro na prefeitura e requisitar a isenção tributária na Receita Federal — um direito previsto pela Constituição de 1988.
Segundo dados da Receita Federal, quase 68 mil novas organizações foram registradas como cultos religiosos ou filosóficos no Brasil nos últimos sete anos. E só nos dois primeiros meses deste anos, 762 entidades já foram registradas no país. E segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, em todo o Brasil, estão ativas 191.997 organizações religiosas.
Entre os motivos que explicam o aumento no número de instituições religiosas estão a imunidade no pagamento de impostos como IPTU, IPVA, imposto de renda e outros benefícios fiscais disponíveis para as igrejas brasileiras.
"A Constituição dá esse benefício com o intuito de proteger a liberdade religiosa, eles querem garantir que as pessoas que têm crenças tenham liberdade religiosa aqui no Brasil. Só que para acessar esse benefício é muito fácil, então isso acaba sendo um problema porque abre portas para que pessoas cometam crimes", diz Mateus.