Pentágono: Síria não usou armas químicas desde o ataque dos mísseis de cruzeiro dos EUA

© Sputnik / Nour MolhemFábrica de armas químicas em Aleppo
Fábrica de armas químicas em Aleppo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Joseph Dunford, declarou neste sábado que as autoridades sírias não recorrem ao uso de armas químicas desde abril, quando os militares norte-americanos atacaram a base de Shayrat, na província de Homs, com mísseis de cruzeiro.

Base aérea de Shayrat após ataque norte-americano de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Especialista sobre armas químicas de Assad: CIA é mestre em falsificação
"Em abril [Bashar] Assad recebeu um alerta de que haverá consequências, no caso do uso de armas químicas contra a própria população. O tempo passou e ele não recorreu às armas químicas desde então", disso o militar durante um fórum de segurança, realizado em Aspen, no Colorado. 

No início de abril, os EUA realizaram um ataque com mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a base militar síria de Shayrat. O ataque foi realizado sob o pretexto de destruir um suposto depósito de armas químicas no local.

Mais cedo, no mesmo fórum, o diretor da CIA, Mike Pompeo, declarou que os Estados Unidos possuem provas do uso de armas químicas pelo governo da Síria.

Presidente russo, Vladimir Putin, durante discurso na celebração tradicional no Kremlin - Sputnik Brasil
Putin: Não existem provas do uso de armas químicas pelas forças de Assad na Síria
A oposição síria denunciou, em 4 de abril, um suposto ataque com armas químicas na cidade de Khan Shaykhun (província de Idlib) que deixou mais de 80 mortos, segundo a Organização Mundial de Saúde. A oposição acusou o exército sírio de usar armas químicas, mas o exército negou todas as acusações. Em vez de uma investigação, em 7 de abril a base de Shayrat, a partir da qual, alegadamente, teria sido realizado o ataque de 4 de abril, foi atacada com 59 mísseis dos EUA.

O presidente da Síria, Bashar Assad, afirmou em entrevista à Sputnik que o ataque químico foi encenado para justificar o lançamento dos mísseis contra Shayrat.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала