Anteriormente, o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Joseph Dunford, havia dito que o acordo entre Moscou e Ancara sobre a entrega dos mísseis S-400 deve preocupar os EUA. Erdogan aparentemente tem opinião contrária.
"Por que isto deveria suscitar preocupação? Cada país tem que tomar certas medidas para garantir a sua segurança. De onde estas medidas podem ser obtidas, é nessa direção que são dados passos. Quantas vezes negociamos com os EUA, mas não deu certo, por isso começamos a planejar comprar os S-400", explicou Erdogan.
O presidente turco ficou surpreendido com tanta preocupação por parte dos EUA, já que Washington não presta atenção a outras armas que a Turquia compra.
Os S-400 Triumph são mísseis antiaéreos de longo alcance, que entraram em serviço em 2007. Eles foram projetados para destruir aeronaves, mísseis de cruzeiro e balísticos, incluindo os de médio alcance, também podendo ser usados contra alvos terrestres. Os S-400 podem utilizar três tipos de mísseis com alcance de até 400 quilômetros, enquanto a velocidade do projétil supera os 3.600 km/h.