Segundo duas fontes da emissora, o plano militar está sendo avaliado pelo Pentágono. Provavelmente os ataques serão realizados por drones. NBC informou que o início da operação pode ser anunciado nos próximos dias. Os ataques serão realizados contra terroristas que ameaçam os aliados dos Estados Unidos na região, entre os quais estão as tropas filipinas.
Nesta segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, declarou que Washington disponibilizou aeronaves para o governo das Filipinas, com objetivo de realizar operações contra jihadistas na cidade de Marawi, na ilha de Mindanao. O chefe da diplomacia norte-americana revelou que os EUA estão ajudando Manila com instrutores e informações. No mesmo dia, Tillerson se reuniu na capital das Filipinas com o presidente do país, Rodrigo Duterte.
Jihadistas do grupo Maute, filial do Daesh nas Filipinas, invadiram Marawi no dia 23 de maio e anunciaram o início da formação de um Califado do Daesh no Sudeste Asiático. As tropas do governo, com apoio da aviação, armas pesadas e forças especiais, conseguiram retomar uma boa parte da cidade, mas não conseguiram expulsar a organização terrorista da região.