De acordo com a correspondência obtida pelo jornal, "os membros de vários níveis da campanha eleitoral de Trump praticamente todas as semanas discutiam as condições dos russos para organizar um encontro com ele".
Em particular, o jornal afirma que, desde março de 2016, Papadopoulos escreveu uma série de e-mails com objetivo de "organizar um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin".
No entanto, o The Washington Post indica que o encontro não chegou a ser realizado pois não foi aprovado por alguns altos representantes da campanha eleitoral de Trump. Em primeiro lugar, foram expressas preocupações pelo então chefe da campanha, Paul Manafort.
Os oponentes de Donald Trump têm acusado o presidente de ele ter alegadamente laços com a Rússia. Trump nega tais acusações. Moscou também as considera infundadas.
A investigação das supostas conexões de Donald Trump com a Rússia, negadas tanto pela Casa Branca como pelo Kremlin, está sendo realizada pelo FBI (Federal Bureau of Investigation) e o Congresso norte-americano, encabeçado por Robert Mueller.