Reunião indiano-chinesa: Pequim não vai reconhecer a última disputa

© AFP 2023 / BIJU BOROSoldados indianos realizando partrulhamento na fronteira entre China e Índia, estado de Arunachal Pradesh
Soldados indianos realizando partrulhamento na fronteira entre China e Índia, estado de Arunachal Pradesh - Sputnik Brasil
Nos siga no
Enquanto o impasse prolongado em Doklam parece não ter perspectiva de parar, novos confrontos entre soldados indianos e chineses em outras áreas revelam uma escalada de conflito entre os dois países asiáticos.

Míssil balístico de longo alcance Agni-V durante desfile militar em Nova Deli, Índia - Sputnik Brasil
Quem tem algo a ganhar com uma guerra entre China e Índia na Ásia?
Oficiais de alto nível da Índia e da China mantiveram uma reunião crucial na quarta (16) para discutir uma possível solução do impasse que se mantém em Doklam. A alegada tentativa do Exército de Libertação Popular(ELP) da China de violar de facto a fronteira em Ladakh foi também abordada durante o encontro.

O Ministério da Defesa da Índia se recusou a divulgar os detalhes da reunião mas algumas fontes relataram à Sputnik que o encontro foi pouco convincente. Chegou-se a um acordo informal com vista a "reforçar os mecanismos existentes de manutenção da paz e tranquilidade".

Entretanto, a inteligência indiana já alertou o Ministério da Defesa do país sobre uma eventual tentativa de invasão pelas forças chinesas, em particular no norte, enquanto as forças indianas são fortemente equipadas na fronteira nordeste.

Um soldado patrulhando na parte chinesa da antiga fronteira Nathu La, que liga o setor indiano de Sikkim e a região autônoma do Tibete na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Poderiam Índia e China chegar a um confronto militar?
"Contudo, o ELP pode tentar fazer algo no leste de Ladakh como foi o caso da terça, ou no leste de Arunachal Pradesh ou no desfiladeiro de Lipulekh e Barahoti, na zona central," diz uma fonte da defesa  citando o jornal Times of India.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou desconhecer o incidente do apedrejamento ocorrido entre as forças indianas e chinesas em Ladakh depois da invasão falhada empreendida pelos últimos.

A tensão entre as forças da Índia e da China tem aumentado desde junho passado, quando os militares indianos impediram as tropas chinesas de entrar em Doklam, uma área reivindicada tanto pela China, quanto pelo Butão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала