Prefeito de Seattle se manifesta a favor da demolição de monumento de Lenin

© AP Photo / Robert SorboMonumento de Lenin em Seattle
Monumento de Lenin em Seattle - Sputnik Brasil
Nos siga no
O prefeito de cidade norte-americana de Seattle, Ed Murray, propôs remover da cidade a estátua de Vladimir Lenin e o monumento aos soldados da Confederação.

Supremacistas brancos carregam tochas durante marcha neonazista na Virgínia, nos Estados Unidos - Sputnik Brasil
ONU: xenofobia e racismo crescem nos EUA
O prefeito fez uma declaração sobre os "símbolos de ódio, racismo e violência", e se manifestou a favor da demolição dos monumentos.

"Nunca devemos esquecer a nossa história, não devemos fazer ídolos das pessoas que cometeram atrocidades e tentaram nos dividir com base no que somos e de onde somos", lê-se no comunicado.

O escritório do prefeito informou a Sputnik que ambos os monumentos se encontram em terrenos privados. Deste modo, a afirmação do prefeito é a sua opinião pessoal sobre a questão e não a decisão final.

Ativistas antifascistas protestam contra marcha neonazista em Charlottesville, no estado americano da Virgínia - Sputnik Brasil
Confirmada morte em confronto entre neonazistas e antifascistas na Virgínia
O cemitério de Lake View é um cemitério privado e o monumento a Lenin pertence à família de Luiz Carpenter, que o comprou às autoridades da cidade eslovaca de Poprad. O monumento de cinco metros, que pesa mais de sete toneladas, fica em Seattle há mais de 20 anos. Segundo o portal turístico Fremont, o monumento está à venda.

Na quarta-feira (17) o autor do livro "Cidadãos a Favor de Trump", Jack Posobiec, publicou na sua conta no Twitter um vídeo no qual os apoiantes do presidente Trump, muitos de bonés com a inscrição "Torne a América Grande Novamente", se manifestaram com cartazes perto do monumento de Lenin, exigindo a sua demolição.

A campanha de remoção de monumentos aos soldados da Confederação, que lutaram a favor da escravidão na Guerra Civil Americana, recomeçou após o grande confronto de sábado passado entre neonazistas da chamada direita alternativa e ativistas antifascistas em Charlottesville.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала