'Desde montes até grãos de areia': NASA lançará missão para buscar vida em Marte

CC0 / NASA / Planeta Marte
Planeta Marte - Sputnik Brasil
Nos siga no
A missão espacial da NASA Marte 2020 é destinada a revelar se Marte abrigou vida no passado ou não.

Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, EUA - Sputnik Brasil
NASA pretende prevenir uma catástrofe mais perigosa do que choque com asteroides
A missão irá utilizar os mesmos métodos que se utilizam na Terra para encontrar os restos da vida mais antiga do planeta, afirmou um dos cientistas da equipa, Ken Williford, durante a conferência sobre o futuro da missão realizada em Paris.

Os novos métodos científicos utilizados para procurar as evidências mais antigas da vida na Terra são um grande passo em frente quanto à detecção de bioformas (as evidencias mais antigas de vida), explica Williford citado por Science Daily.

Um dos instrumentos principais da Marte 2020 é o uso de raios X por fluorescência e espectroscopia para definir a composição elementar, mineral e orgânica das rochas.

Williford assegurou que estas novas técnicas permitirão explorar o Planeta Vermelho à escala telescópica e microscópica: "Desde os montes até aos grãos de areia."

Asteroides - Sputnik Brasil
'Mensageiros do Armagedom' ou asteroides que podem ameaçar a Terra (FOTOS)
Espera-se que a missão de 2020 recolha fragmentos da superfície do planeta cuja análise na Terra contribua para o objetivo da missão.

"Marte 2020 representa o primeiro passo decisivo para analisar fragmentos do Planeta Vermelho na Terra. Nosso objetivo é recolher com a nossa estação uma série amostras variadas com o melhor potencial para mostrar as etapas de evolução de Marte — inclusivamente a presença de vida que possa ter havido lá", sublinhou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала