"As autoridades americanas confirmaram formalmente a morte de seus pais e revelaram que o menino se encontra atualmente sob o cuidado do Serviço de Proteção de Crianças de Santa Bárbara", divulgou o adido de imprensa em entrevista à Sputnik.
"No nosso entender o Daniel Morozov está seguro, ficando sob cuidado dos Serviços da Família e de Crianças de Los Angeles. Todas as questões sob a jurisdição destes serviços são confidenciais", acrescentou ela.
O pai do menino, Konstantin Morozov, foi morto a tiro na terça-feira pela polícia de Los Angeles depois de alegadamente ter assassinado sua esposa Natália e sequestrado Daniel na sua casa em Santa Bárbara, de acordo com o Los Angeles Times.
Segundo o Consulado-Geral da Rússia em São Francisco, tanto o menino, como os seus pais eram nacionais da Rússia, acrescentando-se mais tarde que tinham também passaportes americanos.
O consulado discutiu as opções para o Daniel poder ser adotado, sendo que os familiares de ambos os pais se mostraram dispostos a tomar conta da criança, apontou Goncharov. Um deles já chegou a Los Angeles e está procurando entrar em contato com o menino. Contudo, a decisão final sobre a adoção compete aos tribunais dos EUA, segundo disse Goncharov.
"O Daniel, tal como seus pais, é cidadão americano e, portanto, a questão da adoção provavelmente será resolvida pelos tribunais dos EUA", resumiu.