A Casa Branca confirmou há pouco que a ordem partiu diretamente do presidente Donald Trump, uma retaliação à decisão de Moscou em diminuir o corpo diplomático americano na capital russa. Washington classificou a decisão como"espírito de paridade". Além do consulado, também serão fechados dois anexos em Washington e Nova York. Foi concedido o prazo máximo de dois dias para que a medida fosse cumprida pelo Kremlin.
Ainda segundo o governo dos EUA, nenhum diplomata russo será expulso do país neste momento e o Kremlin realoca-los em outras posições dentro do território estadunidense, se assim quiser.
Relembre
Quando da redução do número de funcionários americanos na Rússia, o presidente Donald Trump expressou tom jocoso sobre a medida. Durante encontro com jornalistas no seu complexo de golfe em Nova Jersey, o republicano "agradeceu" a ajuda de Putin.
"Eu aprecio muito o fato de que poderemos cortar a folha de pagamentos dos Estados Unidos", brincou. "Nós vamos economizar muito dinheiro. Não há razão para eles voltarem para lá".
A Rússia expressou pesar pela escalada nas relações bilaterais com os Estados Unidos.