O líder russo adicionou que Moscou planeja iniciar um processo judicial devido à privação do direito de administrar as suas propriedades.
Entretanto, Putin declarou que "a nação norte-americana, o povo norte-americano, a América, é um grande país, uma grande nação… de pessoas com um nível tão baixo de cultura política".
Em 31 de agosto, os EUA exigiram o encerramento das atividades do consulado da Rússia em São Francisco, bem como a entrega dos prédios da missão diplomática russa em Washington e em Nova York até o dia 2 de setembro.
No sábado, a parte norte-americana realizou buscas nos prédios das missões diplomáticas. O porta-voz presidencial Dmitry Peskov declarou que buscas em prédios de propriedade diplomática violam o direito internacional e levam à deterioração das relações bilaterais.
Mais cedo, Moscou anunciou a decisão de reduzir para 455 o número de funcionários das representações diplomáticas norte-americanas na Rússia — o mesmo número da missão diplomática da Rússia nos EUA. Em seguida, devido à redução dos seus funcionários no país, a embaixada dos EUA na Rússia suspendeu a emissão de vistos não migratórios.