Presidente da Rússia acusa as autoridades dos EUA de falta de cultura política

© Sputnik / Grigory Sysoyev / Acessar o banco de imagensO presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a reunião alargada dos líderes do BRICS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a reunião alargada dos líderes do BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou o fechamento recente de várias instituições diplomáticas russas nos EUA e as investigações correspondentes.

Consulado de Rusia en San Francisco, EEUU - Sputnik Brasil
Moscou: ações dos EUA em relação à Rússia são 'vandalismo governamental'
Vladimir Putin acusou as autoridades norte-americanas de falta de cultura política quanto à situação das representações diplomáticas russas localizadas nos EUA. Ao mesmo tempo, o presidente indicou que Moscou tem o direito, em resposta, de diminuir a missão diplomática norte-americana para 155 funcionários, mas ainda não o fez.

O líder russo adicionou que Moscou planeja iniciar um processo judicial devido à privação do direito de administrar as suas propriedades.

Entretanto, Putin declarou que "a nação norte-americana, o povo norte-americano, a América, é um grande país, uma grande nação… de pessoas com um nível tão baixo de cultura política".

The Russian flag flies at half mast at the Consulate-General of Russia in San Francisco, California (File) - Sputnik Brasil
Polícia assumiu o controle da chancelaria do consulado da Rússia em São Francisco
Vladimir Putin admitiu que Washington tem o direito de reduzir o número de representações diplomáticas, mas destacou que isso foi realizado de modo grosseiro, adicionando que “é difícil dialogar com pessoas que confundem a Áustria com a Austrália. Não há nada para fazer com isso. Parece que esse é o nível de cultura política de uma parte da elite norte-americana".

Em 31 de agosto, os EUA exigiram o encerramento das atividades do consulado da Rússia em São Francisco, bem como a entrega dos prédios da missão diplomática russa em Washington e em Nova York até o dia 2 de setembro.

No sábado, a parte norte-americana realizou buscas nos prédios das missões diplomáticas. O porta-voz presidencial Dmitry Peskov declarou que buscas em prédios de propriedade diplomática violam o direito internacional e levam à deterioração das relações bilaterais.

The Russian flag flies at half mast at the Consulate-General of Russia in San Francisco, California (File) - Sputnik Brasil
Polícia assumiu o controle da chancelaria do consulado da Rússia em São Francisco
Em dezembro de 2016, o então presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu expulsar 35 diplomatas russos e bloquear o acesso a duas representações diplomáticas russas em resposta à alegada interferência de Moscou nas eleições presidenciais nos EUA.

Mais cedo, Moscou anunciou a decisão de reduzir para 455 o número de funcionários das representações diplomáticas norte-americanas na Rússia — o mesmo número da missão diplomática da Rússia nos EUA.  Em seguida, devido à redução dos seus funcionários no país, a embaixada dos EUA na Rússia suspendeu a emissão de vistos não migratórios.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала