Desde agosto, a Turquia tem realizado o reposicionamento de material bélico para junto da fronteira com a Síria. No domingo (17), a mídia turca comunicou sobre o deslocamento para Hatay de 80 veículos de combate blindados, e na terça-feira (19) sobre a chegada de 30 vagões com equipamentos militares de transporte.
Nota-se que as tropas das forças especiais são transportadas completamente equipadas à área de Reynhanli via transporte rodoviário. Segundo as informações da agência, as forças especiais estão sendo concentradas a fim de reforçar as unidades das Forças Armadas da Turquia na fronteira com a Síria.
Em julho, o ministro da Defesa da Turquia, Fikri Isik, afirmou que Ancara não descarta a realização de uma operação militar na cidade síria de Afrin em caso de ameaça à sua segurança nacional vinda desta região, que está sob controle das forças de autodefesa dos curdos sírios. A Turquia considera que as formações curdas têm ligações ao proibido no país Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).