"Tenho a honra de servir o nosso grande país como embaixador dos EUA na Rússia. Estou ansioso para me juntar à equipe da Embaixada norte-americana em Moscou", comunicou Huntsman no seu Twitter.
Honored and humbled to serve our great country as U.S. Ambassador to Russia. Looking forward to joining America's Embassy team in Moscow.
— Jon Huntsman (@JonHuntsman) 28 de setembro de 2017
Ele recebeu as felicitações do governador de Massachusetts Mitt Romney, bispo da Igreja Mórmon, e do governador de Utah Gary Richard Herbert. Huntsman é membro ativo da Igreja Mórmon e ex-governador de Utah.
Caminho sinuoso para cima
Se Huntsman conseguir entrar para a equipe de Trump, ele vai ser um dos representantes mais jovens, tem "apenas" 57 anos. De acordo com a mídia norte-americana, os cidadãos de Utah ficaram muito satisfeitos com o seu mandato de 2005 a 2009.
Aos 15 anos Huntsman abandonou a escola para tocar no grupo de rock Wizard, onde ele era tecladista. Naquela altura, conseguiu obter o Eagle Scout – o maior título entre os escoteiros norte-americanos. Passados vários anos, ele abandonou a Universidade de Utah para viajar para Taiwan como missionário da Igreja Mórmon. Regressando para os EUA, ele entrou para a Universidade de Pensilvânia que terminou em 1987.
A carreira de John Huntsman inclui o trabalho na administração de cinco presidentes dos EUA. Aos 32, ele se tornou o embaixador mais jovem dos EUA durante os últimos 100 anos, começando a chefiar a missão diplomática em Singapura. Em 2004, Huntsman ganhou as eleições para governador e, quatro anos depois, foi nomeado para o posto de embaixador na China.
Negócios na Rússia
De acordo com a mídia ocidental, a empresa Huntsman International LLC dirige seis empresas na Rússia, entre as quais uma fábrica de pigmentos e poliuretanos. O fundador da empresa e seu diretor executivo é o seu pai, enquanto o presidente é o seu irmão Peter Huntsman.
John Huntsman não está na lista dos dirigentes da empresa, mas, de acordo com jornalistas norte-americanos, ele esteve ligado aos negócios da família na Rússia na etapa inicial do funcionamento das empresas.
Contudo, pelo menos a filial russa ZAO Huntsman-NMG continua funcionando com sucesso na Rússia, produzindo e vendendo materiais que são utilizados na construção, indústria do calçado, alimentar, nos setores de petróleo e energético, bem como no setor de maquinaria e na agricultura.
Porém, apesar dos negócios da sua família na Rússia, John Huntsman expressou uma atitude bastante cética com a Rússia nos seus discursos de campanha. Ele criticava a política de "reinicialização" de Obama porque acreditava que assim nos EUA iria aparecer uma imagem falsa de que a Rússia "é um parceiro maior para Washington do que é na realidade".