A Turquia inaugurou neste sábado (30) uma importante base militar na Somália, reforçando assim os laços com esse país, além de fortalecer sua presença no leste da África, informa a Reuters.
Waxaan maanta xariga ka jaray dugsi cusub oo lagu tababaridoono ciidamadeena oo ey noo dhiseen dowladda eynu wallalaga nahay #Turkey pic.twitter.com/omNJpxxh2q
— Hassan Ali Khaire (@somaliaMP) 30 de setembro de 2017
A base está localizada ao sul de Mogadíscio, capital da Somália, e a sua inauguração contou com a presença do primeiro-ministro, Hassan Ali Khaire, e de altos comandos militares turcos.
Com um investimento de 50 milhões de dólares, essa base militar é a maior da Turquia no estrangeiro. Suas instalações têm capacidade para treinar e abrigar cerca de 1.000 soldados.
O primeiro-ministro da Somália disse que o centro de treinamento vai ajudar seu país a "reconstruir" uma verdadeira força militar nacional.
Maanta wuxuu dalkeenu ku socdaa jidkii horumarka iyo dhismaha ciidanka, si taas loo xaqiijiyo waa in la helaa ciidan difaaca dalka #Somalia pic.twitter.com/B7udnZY1YA
— Hassan Ali Khaire (@somaliaMP) 30 de setembro de 2017
A Somália vive em estado de guerra e caos há vários anos, por isso países como os EUA e o Reino Unido também têm apoiado a formação de um exército nacional capaz de fazer frente ao grupo terrorista Al-Shabab, que controla parte do território somali, em uma região com uma das rotas marítimas mais movimentadas e estratégicas do mundo.
Por sua parte, os militares turcos disseram que a base está em linha com a prioridade de Ancara de expandir sua venda de armas em "novos mercados".