Presidente russo enumera objetivos 'mais urgentes' quanto à Síria

© Sputnik / Ministério da Defesa da Rússia / Acessar o banco de imagensTropas russas na Síria (foto de arquivo)
Tropas russas na Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apelou para que a comunidade internacional facilite a resolução da crise síria sob a égide das Nações Unidas, indicando que Moscou continuará fazendo tudo o que for possível para estabilizar a situação na região.

Nesta terça-feira (3), falando durante a cerimônia de apresentação de credenciais de novos embaixadores, o líder da Rússia disse que Moscou continuará contribuindo no âmbito das suas atribuições, incluindo no que se trata da questão da Síria.

Putin afirmou que a expansão do fornecimento de ajuda humanitária e a desminagem dos territórios libertados na Síria viraram hoje os "objetivos mais urgentes".

"Todos os que genuinamente desejam paz à Síria e seus habitantes, os que genuinamente desejam que os refugiados voltem a suas casas, têm que se juntar a estes processos sob a égide das Nações Unidas", disse Putin durante a cerimônia.

O aeronave da Força Aerospacial da Rússia na base aérea em Hmeymim, Síria - Sputnik Brasil
3 maiores êxitos da Rússia que mudaram completamente situação militar na Síria
O presidente disse também que as conversações quanto à questão da Síria, que estão sendo realizadas na capital do Cazaquistão, Astana, têm que ajudar ao processo de negociações para resolução da crise síria em Genebra. Os acordos firmados em Astana sobre a criação de zonas de desescalada criaram condições para a transição ao diálogo direto entre Damasco e oposição, acrescentou ele.

"Estes acordos criaram condições para o avanço rumo à implementação da resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU, baseada no diálogo direto entre o governo do país e oposição, juntando seus esforços na eliminação rápida dos terroristas, no estabelecimento da paz e na manutenção da integridade da Síria", acrescentou Putin.

A resolução 2254, adotada em 2015, apela ao regime de cessar-fogo e a uma solução política do conflito sírio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала