"Já dissemos, incluindo publicamente, que na diplomacia existe o princípio de reciprocidade e os norte-americanos sabem isso muito bem. Se eles agem assim, isto significa que os EUA concordam que podemos agir do mesmo jeito com suas instituições na Rússia. Relativamente a medidas específicas, vamos considerá-las, e caso seja necessário, serão aplicadas", assinalou Georgy Borisenko, diretor do Departamento da América do Norte do Ministérios das Relações Exteriores.
Moscou não abandonou suas intenções de interpor um processo em cortes dos EUA quanto à situação em torno do Consulado Geral na Rússia em São Francisco, disse Georgy Borisenko.
No início de setembro, por exigência das autoridades norte-americanas, o Consulado Geral russo em São Francisco e as missões comerciais em Washington e Nova York foram fechados. Depois, foram realizadas buscas nas instalações diplomáticas. A Rússia qualificou essas ações como um passo hostil e prometeu processar as autoridades norte-americanas devido a tais ações.